DEUS E O BIG BANG

DEUS E O BIG BANG
- E OUTROS ARGUMENTOS SOBRE CIÊNCIA E FÉ
PR JONATAN MELLO
O BIG BANG
Um das idéias mais dramáticas da ciência moderna é o Big Bang. Mas o Big Bang não foi uma explosão cósmica em um ponto do espaço vazio, mas o começo do espaço e do tempo (espaço-tempo). A idéia que tempo é parte da criação é muito difícil. Mas é semelhante à visão que S Agostinho disse no 4º século! Confirmando o que a Bíblia diz que Deus transcende o tempo, ele disse que a criação foi "com o tempo", não "no tempo". Assim a Bíblia começa com as palavras, "No começo", expressando melhor que a frase tradicional "era uma vez..."
PONTOS INSIGNIFICANTES?
"Se o universo é tão grande, e tão velho, os humanos não são só pontos insignificantes na imensidão do espaço?"
Assim começa uma visão de nosso lugar no espaço-tempo. Mas o tamanho e idade do universo podem ser vistos num prisma diferente...
No pensamento científico atual, as substâncias químicas das que nós somos feitos foram esquentadas em fornos nucleares gigantes - estrelas - maiores que o nosso Sol. A gravidade era uma força fraca e estas estrelas levaram milhares de milhões de anos para formar e fazer estes elementos. Então as estrelas explodiram difundindo os átomos no espaço. Os objetos perto da extremidade do Universo ainda estão se expandindo quase a velocidade de luz hoje, assim se isso tem acontecido desde o Big Bang, é fácil ver por que o Universo é tão grande. Alguns dos átomos se tornaram carne humana, ossos nossos corpos são as cinzas de estrelas mortas. Assim dá a entender que se o Universo não fosse antigo e vasto, não teriam sido feitos os átomos de nossos corpos que formariam o argumento para a insignificância em sua cabeça.
A sensação de pequenez humana veio desde antes da astronomia moderna. O salmo 8 na Bíblia diz, "Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?" Este salmo mostra por que nós somos significantes - nós somos importantes a Deus que nos criou para conhecê-LO.
O EFEITO DA PRECISÃO
Já que o Universo começou, parece explicar nossa existência. Se certas propriedades físicas fossem diferentes, até mesmo por aproximadamente na proporção de 10 para 60, nós não estaríamos aqui. Isto é precisão. As constantes físicas e leis de natureza,  são "certas" para nós.
Isto não dá um grande argumento para a existência de Deus mas justifica um Universo planejado por Deus.
"Outra fonte de convicção da existência de Deus... vem da... impossibilidade de conceber este imenso e maravilhoso Universo, inclusive o homem com a sua capacidade de olhar para o passado e o futuro, como o resultado do acaso ou de um acidente cósmico".Charles Darwin
ALIADOS OU INIMIGOS?
Algumas pessoas acham que a ciência e Cristianismo estão em conflito. Mas isto é certo? A "tesis" de conflito é uma idéia recente , do século XIX. Mas em sua história - certamente nos primeiros 300 anos - ambos brigaram muito. Mas, como um historiador disse:
"Não é certo dizer que durante a História a ciência e o Cristianismo estiveram em conflito... as pesquisas históricas mostram que isso é falso".  Dr  Geoffrey Cantor, Universidade de Leeds.
Até mesmo hoje a idéia de conflito é alimentada pelo folclore da sociedade. Assim por que persistiu tão tanto tempo? Outro historiador de ciência diz um dos motivos:
"Afirmar que os achados científicos destruíram ou contestaram muitos dogmas da Igreja é um dos modos pelos quais uma sociedade secular justifica sua incredulidade". Professor John Brooke, Universidade de Lancaster.
OS CIENTISTAS SÃO ATEUS ?
As mídias alimentam esse conflito - é bom para as vendas e comércio. Pelo comportamenteo de alguns cientistas, dá-se freqüentemente a impressão de que eles são ateus. Mas não há nenhuma evidência que eles são mais incrédulos que oresto da sociedade.
"A ciência sem a religião é paralítica; a religião sem a ciência é cega". Albert Einstein
Muitos dos maiores cientistas da história acreditavam em Deus: Newton, Boyle, Faraday, Pasteur, Kepler, Copérnico, Galileu, para dizer alguns. Hoje há muitos cientistas que são cristãos. Uma organização da Inglaterra, Cristãos na Ciência, tem entre seus membros uns 1500 cientistas, inclusive pessoal de universidades,  cientistas industriais e professoresa. Outras organizações assim existem. Mas isso não é "notícia", então eles recebem pouca publicidade.
"As leis físicas entraram em ação porque há um Criador que as fez". Prof. Sir Ghillean Prance, Diretor do Botanic Gardens Real, Kew,
" A ciência trata de coisas objetivas... admiração, amor e humildade antes dos fatos são essenciais para o homem estar em hamronia com o ambiente e seu Criador". Sir John Houghton, diretor geral do Escritório Meteorológico
CIÊNCIA E PROVA
VOCÊ NÃO PODE PROVAR CIENTIFICAMENTE QUE DEUS EXISTE!
Não - mas isso não é supresa!
A ciência é o estudo do mundo natural - da natureza. As perguntas sobre Deus são perguntas sobre se há algo além da natureza. Não há nenhuma utilidade para a ciência, o estudo de natureza, descobrir se há qualquer coisa diferente da natureza!
A Ciência não pode responder perguntas como essa.
A CIÊNCIA É O ÚLTIMO TRIBUNAL?
Nos princípios do século XX, alguns cientistas e filósofos pensaram assim. Mas, curiosamente, a ciência  se mostrou ser a primeira vítima desse pensamento. Isto é porque, para funcionar, a ciência tem que fazer certas suposições que não podem ser demonstradas cientificamente. Elas são:
Racionalidade - que nossos processos de pensamento são basicamente confiáveis. (Esta suposição é usada em toda área da vida - até mesmo para se discutir a racionalidade!)
Método - que há uma ordem a ser descoberta na natureza - caso contrário por que a ciência não faz nada?
Inteligência - que nossas mentes podem descobrir esta ordem.
Uniformidade - fazer exatamente duas vezes a mesma experiência dá os mesmos resultados. O procedimento científico seria impossível sem a suposição que há uma uniformidade geral na natureza.
Estas convicções básicas, necessárias para a ciência, não podem ser demonstradas cientificamente, assim qualquer idéia de que ciência é o tribunal final de tudo que nós acreditamos cai ao chão!
EXPLICAÇÕES
A CIÊNCIA PODE EXPLICAR TUDO?
Há tipos diferentes de explicação...
1.Interpretativa - o que algo é - por exemplo um termômetro é um aparelho para medir a temperatura.
2.Descritiva - o do que é feito - um sensor, microchip e bateria.
3.Razão (científica) - a temperatura é captada no sensor mudando suas propriedades elétricas, podendo ser medida.
4.Razão (motivo) - o motivos de seu criador é fazer um instrumento útil para a medicina, cozinha, etc..
Estes quatro tipos de explicação são entre si compatíveis. Nenhum  negaria a existência do criador do termômetro, ou o propósito dele, só porque nós temos uma explicação científica completa disto. Em alguns livros sobre origens, como o de Stephen Hawking, Uma Breve História do Tempo e Richard Dawkins, O Relojoeiro Cego,  dizem que não há necessidade de Deus porque nós temos leis que explicam tudo.
Se não temos "nenhuma necessidade de Deus"  nós podemos ter um relato científico completo sem mencionar Deus? A resposta  seria "sim". Não há nenhuma necessidade de Deus para explicar a origem do Universo mais do que uma pessoa precisasse explicar como Henry Ford faria um carro. Mas isso não nega sua existência! Um tipo  de explicação não impede outras.
EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Embora as explicações científicas nos dizem como algo ocorreu, ou como funciona, elas não podem ir mais adiante. Eles não nos podem falar se havia um criador ou um plano. Os profissionais se concentram freqüentemente somente em um tipo de explicação. Por exemplo, a explicação científica de um patologista da causa de morte de uma mulher assassinada poderia ser o efeito de cianeto no corpo dela. Mas isto não identifica quem a matou, e não invalida outra explicação para sua morte - que o marido dela quis se libertar dela.
Um útltimo propósito ou objetivo não é da alçada da ciência, mas isso não significa que isso é menos importante; realmente as pessoas freqüentemente perguntam "há significado para a vida"?
A CIÊNCIA NEGA A DEUS?
Imagine alguém levar Baird, o criador da televisão, em uma assistência técnica, dizendo, " você não entende como essa peça da televisão funciona; É assim, Baird..."
Alguns escritores que atacam o Cristianismo fazem algo semelhante. Eles dizem que a ciência preencheu tantas lacunas em nosso conhecimento que Deus foi ficando desnecessário. Mas a idéia que só as lacunas em conhecimento científico indicam o trabalho manual de Deus - chamado "Deus-dos-buracos"- é confusa.
O problema começa por confundir dois tipos diferentes de explicação - uma explicação das ações de um agente (Baird ou Deus), criando algo, com uma explicação científica dos funcionamentos do objeto criado (a televisão ou o universo).
Conseqüentemente, quem acredita em Deus mas infelizmente tem a idéia de um "Deus-dos-buracos" provavelmente sentirá que as descobertas científicas são uma ameaça à sua fé por elas resolverem os problemas dos buracos. Sabendo disso, os que às vezes não acreditam em Deus mostram um entusiasmo pela ciência pois acreditam que ela deixa Deus de lado.
Mas o "Deus-dos -buracos" não é o Deus da Bíblia. Nela, Deus é apresentado como nos mostrando tudo o que sabemos, da mesma maneira que nas partes em que nós ainda não descobrimos. O professor C.A. Coulson que cunhou a frase "Deus-dos-buracos", escreveu como um cristão ao dizer "quando nós vemos cientificamente o desconhecido, nossa política correta não é nos alegrarmos por encontrarmos a Deus; é nos tornarmos melhores cientistas".
"NADA INSTÁVEL"
Afirmações como "os seres humanos não são nada mais que substâncias químicas" dizem que só as explicações dos seres humanos são válidas. Tal é a afirmação do reducionismo - a crença que reduzindo explicações para  substâncias químicas que os compõem, anula todo o âmbito espiritual. Palavras como "nada"("só", " somente" e "simples") fizeram o reducionismo ser chamado de "nada instável". Por um lado, tal crença nega as características adicionais que emergem por causaque todas as coisas trabalham em conjunto. Por exemplo, quando átomos de hidrogênio se juntam com um de oxigênio para formar a água (H2O), uma nova propriedade que não estava lá aparece. No outro, nega o fato que ciência é limitada a um estudo do mundo físico, e assim não pode dar nenhuma base de dizer que não há nada no universo que não é físico. Não pode negar Deus ou uma dimensão espiritual para os seres humanos. Isso seria como concluir, "não há nenhum peixe no mar menor que 2 cm" depois de pescar com uma rede de 2 cm de comprimento.
A RELIGIÃO É DESNECESSÁRIA?
Algumas pessoas acham que algo que dava certa explicação, depois de ser explicado cientificamente, torna-se desnecessário. A frase, "o Cristianismo é só psicológico" sugere que o Cristianismo é um campo da "psicologia", ou digno de uma explicação psicológica, explicado por ela ou contestado por ela.
A psicologia é o estudo da alma, e a experiência religiosa é parte da alma humana. Como tal está aberto a estudo psicológico. Mas nenhuma ameaça é feita pelas explicações psicológicas á fé cristã. Os dois tipos de explicação, psicológico e espiritual, operam a níveis diferentes. Eles são diferentes mas compatíveis. Explicar a um nível não exclui o outro mais que explicar o Marxismo e excluir Marx. Tipos diferentes de explicação são válidos como nós notamos na vida cotidiana: o defeito de um carro poderia ser explicado como devido a (i) peça defeituosa, (ii) ano do carro (iii) maus cuidados.
Também é significante que explicações psicológicas e sociológicas tentam explicar as origens da fé sem examinar tipicamente o que eles afirmam ser verdade. A preocupação é com as causas da fé em lugar de ver se suas bases são verdadeiras ou falsas. Em última instância o assunto da verdade ou falsidade é de importância central, e não por que nós escolhemos acreditar se as coisas são verdade. 
MILAGRES
ELES NÃO QUEBRAM AS LEIS CIENTÍFICAS?
As leis científicas são descrições de como a natureza regularmente se comporta. Elas não forçam a natureza a se comportar de certo modo. Ao contrário do uso judicial da palavra "lei", as leis científicas não legislam como algo ocorre, mas, previamente, nós podemos esperar como pode acontecer. Assim, não pode falar sobre se elssas leis são "violadas" ou "quebradas". As leis científicas podem ser entendidas como uma explicação para mostrar como Deus trabalha - a "alfândega de Deus". Mas se Deus desejar agir diferentemente para um propósito particular, executa um determinado milagre. Ele é livre para fazer essas coisas.
A NATUREZA NÃO SE COMPORTA UNIFORMEMENTE?
A uniformidade da natureza simplesmente é uma suposição sobre o padrão normal de eventos. Não pode ser tratado como uma regra rápida que significa que as coisas não mudam. Alguém  só poderia saber que a natureza é absolutamente uniforme se  soubesse com certeza que nenhum evento como milagre já aconteceu. Assim tentar usar a uniformidade da natureza para mostrar que milagres não podem acontecer é andar em círculos! Ou, para faalr de outro modo, foi estudada só uma parte da natureza. Assim para fazer ciência, você tem que supor que a natureza, quando despercebida, se comporta do mesmo modo quando observada. Mas isso mostra a uniformidade da natureza, em lugar de prová-la!
MILAGRES SÃO NECESSÁRIOS?
Um milagre é...
Algo fora do usual que chama a atenção.
Feito por Deus como um sinal do poder e amor dele.
Os milagres não são suplementos extras do Cristianismo. Realmente, é fundamentada na convicção cristã que Deus se encarnou (encarnação) e que ele tem poder sobre a morte, mostrada na ressurreição de Jesus Cristo. Jesus disse, -"Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai". (Jo. 10: 17-18).
ORIGENS
CRIAÇÃO
A palavra significa "vir à existência"  e aqui se refere "vinda por meio de Deus". A criação msotra que Deus é quem fez o Universo e de vida, mas não mostra como foi o processo.
CRIAÇÃO V. EVOLUÇÃO - UMA LONGA GUERRA?
O processo de evolução não é uma explicação boa para como Deus executou suas obras, apesar de ser popular para as pessoas e a mídia. O ato de criar um tipo completamente novo de carro não é negado dizer o processo de automatização era envolvido. A evolução é incompatível com a idéia de criação de seres distintos, uma idéia conhecida como Criação Especial.
Charles Darwin, um agnóstico confesso, disse: "Mesmo em minhas mais profundas depressões eu nunca cheguei a negar a existência de Deus".
A EVOLUÇÃO COMO RELIGIÃO
Algumas pessoas na época do começo da teoria da evolução pensaram que ela fosse um consolo e um tipo de "substituo de Deus". Tal comportamento está mais para o lado da convicção evolucinista do que para uma discussão propriamente biológica e evolutiva. Mas evolucionismo infiltrou a mente popular e identificou de perto com a própria teoria biológica. Porém, tenta a extrair idéias filosóficas, como progresso moral, de teoria evolutiva não pode ser justificado. Biologia nos conta o que é, não o que deve ser. Igualmente, a presença de processos de chance em evolução não dispensa com plano divino e propósito. " Chance" em ciência é ver com imprevisibilidade. Não significa " unplanned" ou " purposeless" como faz em fala cotidiana. Planos e últimos propósitos se caem fora o remeta de ciência.
ONDE os CRISTÃOS DIFFER
Alguns cristãos que são os cientistas entendem os capítulos cedo de Gênese como ensinando uma terra jovem e atos separados de criação de todos os tipos diferentes de criaturas. Outros, com respeito igual para a autoridade do registro Bíblico, não vêem nenhum conflito necessário entre o texto Bíblico e um universo antigo, a evolução de estrelas, substâncias químicas e coisas viventes. Ambos os grupos acreditam que as visões deles/delas são consistentes com a evidência científica disponível. Apesar das diferenças deles/delas, afirmam ambos que o mundo é a criação de Deus.
ASSISTA SEU IDIOMA!
Charles Darwin prefaciou o " Origem de Species" com esta citação de Francis Bacon: " Não deixe nenhum homem... pense ou mantém, que um homem pode procurar muito longe ou também pode estudar bem no livro da palavra de Deus, ou no livro dos trabalhos de Deus. " Toucinho estava se referindo a Deus como o autor de...
O Livro de Escritura - o Livro das Palavras de Deus
O Livro de Natureza - o Livro dos Trabalhos de Deus.
Galileo disse que " duas verdades não podem contradizer cada other". Mas a Bíblia é escrita em uma variedade de formas literárias diferentes assim é importante distinguir entre história, parábola, poesia, cartas, provérbios, alegoria e assim sucessivamente. Como em ciência, são usadas figuras de fala para comunicar os conceitos. Coisas que não podem ser vistas, ou idéias novas que são difícil a aperto, é comparado com coisas familiares para nos ajudar a entender. Ciência e religião fazem isto. Por exemplo: " átomos são como pequenos sistemas solars; " eletricidade que passa por um arame está como água que flui em um pipe'; " Deus está como um father" bom e " o Espírito de Deus está como o wind".
Mas " toda comparação tem um limp", e assim fica tolo quando as pessoas tentam apertar todos os detalhes. Às vezes pessoas fazem isto para fazer olhar de Cristianismo ridículo deliberadamente. Também, Galileo advertiu das dificuldades de tentar ler ciência atual que muda em textos de Bíblia. Isto é isso que algumas pessoas de bem-significado pelo dia dele estavam tentando para ver com astronomia.
" a intenção do Fantasma Santo é nos ensinar como a pessoa vai para céu, não como goes" de céu. Citado por Galileo
Ambos o Livro de Escritura e o Livro de necessidade de Natureza que lê cuidadosamente, com uma atitude sempre aberto a compreensão fresca. Nossos próprios preconceitos e preconceptions, creationist ou evolutivo, pode afetar nossa compreensão poderosamente.
E FINALMENTE...
O VALOR DE CIÊNCIA
A subida de ciência moderna começa uns 400 anos atrás e aconteceu dentro de uma cultura Cristã. Muitos teclam os cientistas estavam em Ordens Santas. Uma mesma atitude positiva para ciência e fé estava freqüentemente em evidência. O astrônomo Kepler falou de " pensando os pensamentos de Deus depois de him". Isaac Newton esperou que o famoso dele " Principia" iria " persuada pensando os homens para acreditar em um deity". Poderiam ser multiplicados exemplos. Além disso, a própria Bíblia parecia prover encorajamento para fazer ciência, para...
1.Deus tinha comandado para os humanos que administrassem a terra responsavelmente (Gênese 1). Parecia eles precisaram entender como trabalhou para fazer isso.
2.Deus poderia ser glorificado adquirindo conhecimento que ambos ajudariam aliviar dor e sofrendo e poderia ser revelado a sabedoria dele e poder.
3.A Bíblia removeu um impedimento para ciência experimental - a filosofia antiga de " pantheism". Os panteístas consideraram experimentação em criação como sacrilégio porque Deus e natureza eram a mesma coisa. A Bíblia ensinou aquele Deus era distinto da criação dele.
Ciência é claro que practised por seres humanos falíveis, e assim não está perfeito. Mas ainda é uma atividade que vale a pena que pode ser feita à glória de Deus.
CIÊNCIA E O FUTURO
Quando nós pensamos aproximadamente como nós estamos destruindo nosso planeta, nós podemos desejar saber quanto tempo pode sustentar tal abuso. Quando nós vemos um estrondo de meteoro gigante no planeta Júpiter, é fácil ser preocupado aproximadamente quanto tempo a humanidade sobreviverá. Ciência pode fazer predições só especulativos sobre o futuro, baseado em conhecimento atual. Não oferece segurança sobre nosso futuro. A Bíblia mantém que o universo não é um acidente cósmico, mas é parte de um plano. John 1:3 diz sobre Jesus, " Por ele todas as coisas eram made". O mundo tem preço intrínseco porque Deus criou isto.
Hebreu 1:3 dizem que ele é " sustentando todas as coisas pela palavra poderosa dele. " em outro palavra, Deus não fixou o mundo fora em um curso de seu próprio, e então esquerda tudo para afastar para si mesmo. Ele não só é o Criador, mas o Sustainer.
Um dia, " Criação isto será liberada de sua escravidão a decay" (romanos 8:21). Como para nós, Deus nos ama e quer que nós desfrutemos o futuro com Ele. A condição dele é que nós recebemos o perdão dele, desde que o Cristo morreu para nossos pecados. O Apóstolo o John era determinado esta visão do futuro:
" Então eu vi um céu novo e uma terra nova, para o primeiro céu e a primeira terra tinha falecido... E eu tive notícias uma voz alta do trono dizer, " Agora a habitação de Deus está com homens, e ele viverá com eles... Ele enxugará toda lágrima dos olhos deles/delas. Não haverá nenhuma mais morte ou lamentando ou chorando ou dói, para a ordem velha de coisas passou away" (Revelação 21: 1-4)
CONHEÇA O AUTOR
Ocasionalmente, para efeito, autores escrevem para eles nos próprios jogos  ou romances como um dos caráter. Isto cria surpresa e confusão, porque o mundo dos caráter e o autor é tão diferente - tão também é as visões deles/delas de tempo.
Quando o Cristo se tornou um homem era igual o autor de criação que se escreve no próprio drama dele. Algumas pessoas foram confundidas e foram ofendidas pelas reivindicações dele. Quando o Jesus disse, " Antes de Abraham nasceu, eu sou! " (John 8:58) era uma declaração poderosa da divindade dele. Não só era ele que diz que ele existiu antes de Abraham que viveu uns 1800 anos antes de Jesus nasceu, mas ele estava aplicando o hebreu sagrado de Deus nome (" Yahweh", significando " eu am") para ele. Os judeus souberam o que ele estava dizendo, porque a reação enfurecida deles/delas era tentar o apedrejar para morte para blasfêmia!
Provavelmente o verso mais famoso da Bíblia nos fala por que  Jesus veio para terra: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo. 3:16). Tal  declaração requer uma resposta. É possível conhecer o Autor de Vida e começar uma relação pessoal com ele que durará tempo de além: " O Jesus respondeu, " Se qualquer um me ama, ele obedecerá meu ensino. Meu Pai o amará, e nós viremos a ele e faremos nossa casa com ele " " (João 14:23). por Mike Poole.
PASTOR JONATAN MELLO....